quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Brincadeiras de roda

Como funciona Os participantes, de mãos dadas, formam um círculo e cantam uma cantiga. Em geral, todos seguem o que sugere a música, como girar para a esquerda ou para a direita, levantar ou abaixar. Existem variações em que um dos integrantes fica no meio da roda e tem de sair dela, por exemplo. Farinhada, Ciranda Cirandinha, Cipozim, O Limão Entrou na Roda, Corre Cotia, Olha o Macaco na Roda e Fui à Espanha são algumas das cirandas mais tradicionais do Brasil.

Origem
Embora as cantigas de roda de diferentes povos tenham caráter universal e façam parte da cultura, acredita-se que a influência africana tenha sido fundamental para a disseminação das cirandas em solo nacional.

Por que propor
Para que os pequenos aprendam a coordenar movimentos com o ritmo e as mensagens das cantigas.

Como enriquecer o brincar
 ■ Converse com a turma, depois de brincar, sobre as palavras citadas durante a canção e seus significados para que eles compreendam melhor os comandos citados.
■ Pesquise com o grupo referências nacionais das cirandas, como Lia de Itamaracá, de Pernambuco, para enriquecer o repertório.
■ Participe da roda tornando-se um ponto de referência para os que ainda não sabem o que fazer.

O erro mais comum
Segurar as crianças pelos braços para ajudá-las a executar alguns movimentos. O ideal é se limitar aos comandos verbais, explicando os passos da brincadeira com calma.  



Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/

terça-feira, 17 de maio de 2011

CIBERATIVISMO

Ciberativismo é uma forma de ativismo realizado através de meios eletrônicos, como a informática e a internet. Na visão dos que o praticam, o ciberativismo é uma alternativa aos meios de comunicação de massa tradicionais, permitindo-lhes "driblar" o monopólio da opinião publica por estes meios, ter mais liberdade e causar mais impacto, ou é apenas uma forma de expressar suas opiniões. O Ciberativismo geralmente busca apoio para suas causas (que costumam ser de cunho ambiental, político ou social) através da Internet e de outros meios mediaticos; divulgam e abrem espaço para discussões, procurando algumas vezes estabelecer uma rede de solidariedade. A utilização das informações na Internet passou a ter maior visibilidade até mesmo pelo baixo custo e eficácia na resposta a curto, médio e longo prazo pela comunidade virtual.Apesar de estar basicamente tudo à distância de um clique, não quer dizer que o ciberativismo se restrinja apenas a isso. Além do virtual, ainda é necessária a existência do ativismo real, por um ainda ser muito dependente do outro e ambos fazerem parte de um processo que se completa. É preciso também, o comprometimento e conhecimento do ativista pela causa que se está lutando e não apenas um clique a mais ou a menos. Existem alguns grupos aqui no Brasil,e um dos destaques é o Centro de Mídia Independente. Ele divulga notícias, textos e denúncias a toda hora enviados pelos voluntários cadastrados no site que , segundo eles, devem oferecer “notícia alternativa e crítica de qualidade que contribua para a construção de uma sociedade livre, igualitária e que respeite o meio ambiente.” O site é uma versão brasileira do Indymedia, apresentado em vários idiomas, incluindo o português. O Greepeace tem seu site e pratica o ciberativismo desde 1998, sendo que mais da metade dos seus atuais colaboradores podem ajudar e participar através da Internet. Uma das causas defendidas por ele é Moratória da soja, que impede a comercialização da soja cultivada em áreas de desflorestamento da Amazônia. Causas como a proteção do oceano, diminuição da poluição, energias renováveis, animais em extinção, entre outras, também são defendidas.


fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/

terça-feira, 10 de maio de 2011

WIKIPEDIA – PESQUISA CONFIÁVEL

A Wikipédia é confiável para realização de pesquisas, pois é uma enciclopédia livre elaborada de forma cooperativa. Seus idealizadores e gestores propuseram um conjunto de regras para que seus colaboradores garantam proteção e confiabilidade aos conteúdos nela apresentados. Estas regras podem ser lidas na aba Editar. Além disso, seus idealizadores dedicam parte de seu tempo para corrigir e aperfeiçoar os conteúdos nela postados. Há ainda algumas instituições científicas que participam na sua elaboração.
Ao pesquisar determinado conteúdo, por exemplo, verificam há quanto tempo ele está postado na Wikipédia, quantas alterações já foram feitas, pois quanto mais tempo ele estiver lá e também quanto maior o número de alterações foram feitas, quer dizer que foi revisado várias vezes e, então, se torna um artigo de confiança.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

COOPERAR

Nosso blog, Recordando Cantigas de Roda, pode ajudar a cooperar na internet e no processo de ensino e aprendizagem, de diversas maneiras: para auxiliar os professores na alfabetização, propondo atividades variadas relacionadas ao assunto, proporcionando interação e socialização entre as crianças, resgatando as brincadeiras de roda tão peculiares da infância.Tais atividades, propiciam a interdisciplinaridade do professor alfabetizador e o professor de Educação Física, a medida que este aplica as atividades práticas.  





terça-feira, 12 de abril de 2011

Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC's

Tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação a Distância). O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais. No entanto, foi a popularização da internet que potencializou o uso das TICs em diversos campos. Através da internet, novos sistemas de comunicação e informação foram criados, formando uma verdadeira rede. Criações como o e-mail, o chat, os fóruns, a agenda de grupo online, comunidades virtuais, web cam, entre outros, revolucionaram os relacionamentos humanos. Através do trabalho colaborativo, profissionais distantes geograficamente trabalham em equipe. O intercâmbio de informações gera novos conhecimentos e competências entre os profissionais. Novas formas de integração das TICs são criadas. Uma das áreas mais favorecidas com as TICs é a educacional. Na educação presencial, as TICs são vistas como potencializadoras dos processos de ensino – aprendizagem. Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento – aprendizagem – comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais. As TICs representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Os professores e/ou tutores tem a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, a gestão do próprio conhecimento depende da infraestrutura e da vontade de cada indivíduo. A democratização da informação, aliada a inclusão digital, pode se tornar um marco dessa civilização. Contudo, é necessário que se diferencie informação de conhecimento. Sem dúvida, vivemos na Era da Informação.

(http://www.infoescola.com/)

quinta-feira, 7 de abril de 2011

BOAS VINDAS

Olá visitantes!
Nós professoras do ensino fundamental,criamos este blog para dar sugestões de algumas atividades que podemos desenvolver com as Cantigas de Roda.