Como funciona Os participantes, de mãos dadas, formam um círculo e cantam uma cantiga. Em geral, todos seguem o que sugere a música, como girar para a esquerda ou para a direita, levantar ou abaixar. Existem variações em que um dos integrantes fica no meio da roda e tem de sair dela, por exemplo. Farinhada, Ciranda Cirandinha, Cipozim, O Limão Entrou na Roda, Corre Cotia, Olha o Macaco na Roda e Fui à Espanha são algumas das cirandas mais tradicionais do Brasil.
Origem
Embora as cantigas de roda de diferentes povos tenham caráter universal e façam parte da cultura, acredita-se que a influência africana tenha sido fundamental para a disseminação das cirandas em solo nacional.
Por que propor
Para que os pequenos aprendam a coordenar movimentos com o ritmo e as mensagens das cantigas.
Como enriquecer o brincar
■ Converse com a turma, depois de brincar, sobre as palavras citadas durante a canção e seus significados para que eles compreendam melhor os comandos citados.
■ Pesquise com o grupo referências nacionais das cirandas, como Lia de Itamaracá, de Pernambuco, para enriquecer o repertório.
■ Participe da roda tornando-se um ponto de referência para os que ainda não sabem o que fazer.
O erro mais comum
■ Segurar as crianças pelos braços para ajudá-las a executar alguns movimentos. O ideal é se limitar aos comandos verbais, explicando os passos da brincadeira com calma.
Origem
Embora as cantigas de roda de diferentes povos tenham caráter universal e façam parte da cultura, acredita-se que a influência africana tenha sido fundamental para a disseminação das cirandas em solo nacional.
Por que propor
Para que os pequenos aprendam a coordenar movimentos com o ritmo e as mensagens das cantigas.
Como enriquecer o brincar
■ Converse com a turma, depois de brincar, sobre as palavras citadas durante a canção e seus significados para que eles compreendam melhor os comandos citados.
■ Pesquise com o grupo referências nacionais das cirandas, como Lia de Itamaracá, de Pernambuco, para enriquecer o repertório.
■ Participe da roda tornando-se um ponto de referência para os que ainda não sabem o que fazer.
O erro mais comum
■ Segurar as crianças pelos braços para ajudá-las a executar alguns movimentos. O ideal é se limitar aos comandos verbais, explicando os passos da brincadeira com calma.
Rita Trevisan mailto:novaescola@atleitor.com.br)
Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/
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